Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 20 de junho de 2022

18 de junho – Dia Mundial do Orgulho Autista

No último dia 18 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista. O objetivo principal da comemoração é conscientizar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas têm algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com autismo no planeta. No Brasil, dois milhões de pacientes estão nessa condição. Apesar da possibilidade de o autismo ser perceptível logo nos primeiros anos de vida, há desde pessoas com outras doenças e condições associadas até outras que desconhecem sua condição, pois jamais tiveram diagnóstico.

Por outro lado, uma vez feito o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais.

Para promover a inclusão dessa população, adaptações físicas, comportamentais e legais são indispensáveis para garantir qualidade de vida e cidadania. 

Fonte: Ministério da Saúde / Estadão