Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 19 de maio de 2017

19.05 – Dia Mundial de Doação do Leite Humano

banner-doacao-leite-humano

 

O Dia Mundial de Doação do Leite Humano é o símbolo do esforço de 23 países da América Latina, Europa e África de promover saúde a milhões de crianças.

A data foi instituída durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados de 28 a 30 de setembro de 2010, em Brasília.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi criada pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz. No Brasil são distribuídos mais de 143 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada por ano e são atendidos mais de 179 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.

 

Quais as vantagens da amamentação?

Para o bebê:

A amamentação com leite materno nos primeiros 6 meses de vida ajuda a reduzir as taxas de mortalidade infantil, salvando mais de 6 milhões de crianças no mundo por ano.

Nos 6 primeiros meses de vida o leite materno é o alimento ideal, suprindo todas as necessidades nutricionais do bebê, saciando a fome e a sede. Por ser um alimento completo, o leito materno não precisa de complementação, é o que o bebê precisa para se desenvolver com força e saúde.

Para a mamãe:

A mulher que amamenta perde peso mais rapidamente. A amamentação também reduz o sangramento do útero, o que previne anemia e consequentemente reduz as chances de osteoporose, câncer de mama, útero e ovário. O contato da mãe com o bebê por meio da amamentação também estimula a aproximação de ambos, gerando segurança ao bebê.

 

Benefícios da doação de leite

Além de ajudar o bebê prematuro, de baixo peso ou em tratamento de doenças diversas, a mulher que doa o leite também é beneficiada com a retirada do leite em excesso, o que evita a inflamação nos seios, chamada mastite.

Fonte: Ministério da Saúde