Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 2 de agosto de 2022

1º a 7 de agosto – Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto, foi criada em cerca de 120 países para promover o aleitamento materno. Estimular a amamentação é importante porque há muitas vantagens nutricionais, sendo uma das mais importantes a maior proteção contra infecções.

Quando a mãe está amamentando, seu leite, além de ter todos os benefícios nutricionais para o bebê, fornece probióticos, que são um tipo de alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal do recém-nascido. Essas bactérias ajudam a proteger a saúde do bebê, bem como da criança e do adulto que ele será.

Crianças amamentadas, à medida que crescem, apresentam melhor resposta imunológica e menos infecções. Pesquisas científicas comprovam que crianças que são amamentadas respondem melhor às vacinas, pois a amamentação colabora com a modulação ou ajuste da resposta imunológica. Além disso, o leite materno contém beta-endorfina, que é um analgésico natural, causa bem-estar e ajuda a responder melhor ao início da vida. 

O Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja feito até os dois anos de idade e de forma exclusiva até os 6 meses. Como a adaptação à amamentação pode ser desafiadora, a mulher deve contar com uma rede de apoio: profissionais de saúde, familiares, amigas, todos devem apoiar a amamentação.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)