Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 4 de outubro de 2021

1º de outubro – Dia Mundial do Idoso

Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940 para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução nº 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.  Confira abaixo algumas atividades que te ajudarão a se manter ativo e funcional em qualquer faixa etária, mas que na terceira idade são fundamentais para o bem-estar físico, emocional e mental da pessoa idosa:

> Atividades físicas: Com a devida orientação médica, a prática de atividades físicas colabora tanto na saúde do corpo e na mobilidade quanto no bem-estar emocional. Uma caminhada, aulas de dança e outros esportes colocam o corpo em movimento e criam metas e desafios para a vida.

> Envolvimento social: As atividades sociais são ainda mais importantes nessa fase da vida. O relacionamento familiar, com amigos e as relações afetivas colaboram com o bem-estar e com a manutenção das capacidades cognitivas.

> Projetos futuros: Envelhecer não é o fim das possibilidades, pelo contrário. Independentemente da idade, é preciso pensar em projetos futuros, criar metas e realizar sonhos. É muito importante encontrar satisfação com a nova fase e manter o engajamento com a vida.

> Saúde mental de idosos: Hoje, a saúde mental é uma preocupação real para todas as idades – inclusive para os mais velhos. É preciso estar atento às mudanças de comportamento. O isolamento, o descuido com a aparência, o abandono das atividades que antes traziam alegria podem ser sintomas de que a pessoa idosa precisa de ajuda profissional para ressignificar esta nova etapa da vida.

Fontes: Blog da Saúde – Ministério da Saúde / Organização das Nações Unidas (ONU) / Organização Pan-Americana da Saúde