Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 21 de março de 2018

21/03 – Dia Internacional da Síndrome de Down

banner-dia-sindrome-down

Celebrado no dia 21 de março no Brasil e ao redor do mundo, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem o objetivo de ser um dia especial para conscientização sobre a importância da luta pela inclusão das pessoas que possuem essa condição genética e contra o preconceito com a síndrome. A data foi escolhida com base na trissomia que ocorre no cromossomo 21 desses indivíduos.

O respeito e a paciência com os que possuem essa condição são as principais temáticas da data, sendo destacada a individualidade de cada uma dessas pessoas, geralmente enquadradas em um mesmo estereótipo.

A Síndrome de Down é causada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par. Ou seja, ao invés de se ter 23 cromossomos vindos da mãe e 23 cromossomos vindo do pai, o óvulo ou o espermatozoide de um deles possui um cromossomo a mais, manifestado no par número 21, que é replicado em todas as células do organismo do filho.

No entanto, a síndrome não se trata de uma doença, sendo ela um conjunto de sinais ou de características associados a uma condição. Dessa forma, há alguns traços físicos e doenças que são comuns a ela, como os olhos amendoados e os dedos mais curtos, além de ser comum algum tipo de cardiopatia e uma deficiência intelectual.

Fonte: Crescer