Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 27 de maio de 2022

28/05 – Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, chamamos a atenção para o cuidado integral da saúde da mulher e para a adoção de medidas de prevenção que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.

Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino. Esse quadro é atribuído em parte à dupla jornada feminina – trabalho e atenção à família –, fazendo com que muitas deixem, inclusive, de fazer os exames periódicos preventivos.

Há três questões fundamentais para que as mulheres tenham mais saúde: cuidado com o corpo e saúde mental, além do planejamento reprodutivo. Ter cuidados com a obesidade, hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos regularmente e uma dieta com inclusão de alimentos naturais são requisitos importantes para ter uma boa saúde, assim como a realização de exames para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, pois essas doenças, sendo diagnosticadas logo no início, a possibilidade de cura é maior.

O cuidado com a saúde mental também é necessário para lidar com a complexidade do dia a dia, pois a saúde mental feminina é mais afetada, devido ao contexto de vida e por fatores socioculturais, econômicos, de infraestrutura ou ambientais. A identificação e a transformação desses fatores pode ser uma direção para a prevenção primária.

Fontes: Ministério da Saúde / ANS