Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 31 de maio de 2022

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

O Brasil foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um exemplo no combate ao tabagismo. No entanto, apesar das campanhas de conscientização contra o cigarro, uma parcela considerável de brasileiros ainda sofre dos males causados pela nicotina.

Segundo o Ministério da Saúde, ele contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina, responsável pela dependência, e mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Essas mortes são decorrentes de muitas doenças associadas ao tabagismo, tais como diversos tipos de câncer, tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, osteoporose, catarata, entre outras.

Com a tecnologia, a batalha de décadas contra o tabagismo encontrou um novo inimigo: o cigarro eletrônico. Um dos mitos sobre o cigarro eletrônico é que ele não faz mal. Mas fumar cigarro eletrônico, narguilé, mascar o tabaco, fumar cigarro com filtro ou sem filtro levam para o corpo, de todas as formas, uma droga que cria dependência.

Diante de tudo isso, é até redundante dizer que parar de fumar é uma mudança de hábito essencial para quem deseja ter mais qualidade de vida. Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma mudança de hábito que exige muito trabalho e grande superação, mas os resultados compensam. Dê adeus ao cigarro e boas-vindas a uma vida mais saudável.

Fonte: CNN Brasil/Ministério da Saúde