Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 9 de abril de 2021

8 de abril – Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,2 milhões de pessoas morreram por câncer no mundo em 2020. Mesmo diante de um cenário tão expressivo em número de óbitos, existe algo que traga esperança, a prevenção, pois na verdade muitos dos casos podem ser evitados, reduzindo a incidência. Várias pequenas coisas que podemos fazer – ou que precisamos fazer – diminuem o risco de ter câncer. Como exemplo, citamos:

1. Não fume
Os tabagistas são 10 vezes mais susceptíveis a diversos tipos de cânceres, em especial o câncer de pulmão, principalmente quando comparado com pessoas que nunca fumaram.

2. Mantenha uma alimentação saudável
Deve-se evitar o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas, uma das melhores maneiras para prevenir a doença. Também é bom tomar cuidado com o consumo excessivo de sal e de açúcar. Tenha uma alimentação rica em hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais, por exemplo.

3. Mexa-se!
Mantenha-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias. A atividade física, além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e/ou na manutenção do seu peso, reduzindo o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como a pressão alta.

4. Previna-se
Os homens entre 50 e 70 anos precisam investigar o câncer de próstata nas consultas médicas, principalmente se houver histórico familiar da doença. As mulheres, por sua vez, devem realizar exame preventivo ginecológico. A mamografia é recomendada uma vez por ano para aquelas com mais de 35 anos.

5. Cuidados com o sol
Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use protetor solar (FPS 15-30) e roupas, minimizando sua exposição aos raios ultravioleta. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil o câncer mais frequente é o de pele.

6. Evite a exposição ocupacional

Siga as normas para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.

Fonte: Centro de Combate ao Câncer – CCC – CCCANCER.NET