Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 16 de junho de 2021

Junho Vermelho – Mês de Incentivo à Doação de Sangue

A campanha Junho Vermelho foi criada com o intuito de conscientizar sobre a necessidade global da doação de sangue e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a salvarem vidas, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados, etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

A doação de sangue já era algo necessário em tempos normais, o que se acentuou ainda mais nesta época de pandemia de covid-19. Continuamente os hemocentros espalhados pelo país divulgam pedidos para que pessoas doem sangue, algo justificado, visto que com a pandemia houve a diminuição das doações.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa.

Doe sangue regularmente. Doar um pouco do seu sangue é um grande ato de amor, que pode beneficiar até 4 pessoas.