Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 7 de junho de 2023

Inverno: que cuidados devem ser tomados com a chegada da estação?

O início do inverno é motivo de atenção para as doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e Covid-19. Além disso, outras doenças como sinusite, rinite e crises de asma e de bronquite aumentam consideravelmente. A transmissão dessas doenças ocorre muito por causa do confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de microrganismos, principalmente vírus respiratórios.

Crianças abaixo dos 5 anos, idosos acima de 60 anos, imunodeprimidos e gestantes exigem maior cuidado pela vulnerabilidade do sistema imunológico. Nesse público, uma gripe, que poderia ser simples, pode evoluir para uma complicação, como a pneumonia, com a possibilidade de sérios agravamentos. 

Confira a seguir alguns dos cuidados básicos que vão fazer a diferença na sua vida durante esse período.

  • Manter alimentação saudável

Em qualquer estação do ano, precisamos cuidar da nossa alimentação, pois ela é um dos principais fatores que influenciam em nosso bem-estar. Existem diversos alimentos, como legumes, carnes, entre outros, que contribuem bastante para fortalecer a imunidade do corpo. Dessa forma, é possível evitar que o sistema imunológico fique fraco durante o inverno.

  • Fazer atividades físicas

No frio, o corpo precisa se movimentar, justamente para manter a temperatura estável. Durante o inverno, a tendência é que o nosso metabolismo fique mais lento, por isso, é bastante recomendado investir em atividades físicas.

  • Hidratar a pele

Utilize cremes hidratantes e óleos corporais, pois no frio nossa pele acaba ficando mais ressecada do que o normal. Dessa forma, há maior propensão a rachaduras em algumas regiões, erupções, entre outros problemas. Uma das principais regiões que mais sofrem durante o inverno são os lábios, pois são muito sensíveis às temperaturas baixas. Por isso, é recomendado utilizar hidratantes labiais, para evitar o ressecamento, as rachaduras e, em alguns casos, as feridas.

  • Escolha roupas quentes e confortáveis

Além dos cuidados citados acima, uma das principais formas de se manter confortável e saudável com a chegada do inverno é usar roupas quentes. Com elas, é possível se manter protegido das fortes friagens, evitando pegar resfriados ou gripes. 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Infectologia / Blog da Saúde (Ministério da Saúde)