Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 22 de abril de 2021

Abril Marrom: mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueiras

O Abril Marrom é um alerta para a prevenção de doenças que causam cegueira. Cerca de 60% das doenças oculares que causam cegueiras são tratáveis, se a pessoa tiver chance de diagnóstico e tratamento precoce.


As doenças caminham silenciosamente e as pessoas só procuram o médico quando já perderam parte da visão. Nesses casos os tratamentos nem sempre recuperam a visão. É preciso procurar um profissional médico oftalmologista, para fazer exames e detectar possíveis doenças. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão.

Dentre algumas doenças que podem levar à cegueira, algumas são frequentes no cotidiano da população, mas também são muito negligenciadas devido à falta de conhecimento e informações sobre as suas consequências a longo prazo. As doenças mais comuns que podem causar cegueira são: catarata, retinopatia diabética e glaucoma.

Campanhas informativas como o Abril Marrom são importantes para a promoção do conhecimento e para estimular medidas preventivas. A regularidade nas consultas é o modo de prevenção mais efetivo, bem como o compromisso com o tratamento quando uma doença é diagnosticada.

Por isso, não fique na dúvida: sempre que necessário, procure um serviço de saúde e marque uma consulta com o oftalmologista.

Fonte: Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos