Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 6 de outubro de 2022

Alimentos que ajudam a dormir melhor

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população dorme mal e apresenta algumas das muitas síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (CIDS). No Brasil, a mesma pesquisa foi aplicada e mais de 50% das pessoas pesquisadas se queixam de insônia e, do restante, 43% continuam cansados durante o dia, segundo a Sociedade Brasileira do Sono. Consequentemente, a qualidade de vida é diretamente afetada.

As causas de noites maldormidas podem estar relacionadas a fatores diversos, tais como ambiente e até mesmo fatores genéticos. A boa notícia é que uma alimentação saudável pode agir positivamente nesse quadro. Se você tem dificuldades na regularidade e na frequência do seu sono, alimentos ricos em triptofano não podem faltar em suas refeições. Esse aminoácido regula os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo a atividade do organismo e contribuindo com o relaxamento do corpo. Também é importante consumir o que é rico em melatonina, um hormônio importante para estimular o repouso.

Para ajudar você a dormir melhor, confira abaixo algumas sugestões de alimentos que influenciam na qualidade do sono.

Aveia

É um dos poucos cereais com melatonina. Para potencializar seu efeito, é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis desse hormônio no corpo aumentam na ausência de luz, causando sono.

Leite

Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano, por isso ajuda a relaxar e a ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de se deitar.

Mel

Aumentar o açúcar no sangue pode reduzir a produção de orexina no cérebro. Orexina é um neurotransmissor que recentemente tem sido ligado à insônia. Para potencializar o efeito do leite morno, basta acrescentar uma colher de mel.

Chá de camomila

A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.

Cereja

A saborosa frutinha é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco, junto com o jantar.

Couve

Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia para descansar.

Alface

Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.

Chocolate amargo

Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.

Fonte: Hospital Albert Einstein