Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde em Dia
Publicado em: 26 de maio de 2015

As hepatites virais causam a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano. A doença abrange cinco vírus diferentes: A, B, C, D e E.

Hepatites Virais

A hepatite viral afeta milhões de pessoas no mundo e provoca a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano, apesar disso, é uma doença pouco conhecida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial da Hepatite todos os anos em 28 de julho, para conscientizar sobre a doença e os males que provoca. A data oferece a oportunidade de se refletir sobre a prevenção, identificação e controle da hepatite..

Hepatite A

Causada pelo vírus da hepatite A (VHA), é transmitida pela ingestão, por pessoa não vacinada, de alimentos ou água contaminados por esse vírus. Por isso, a doença está relacionada à falta de saneamento básico, de água potável e de higiene pessoal. Geralmente, a doença não tem sintomas, mas, podem aparecer febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas. Não existe tratamento específico contra a doença. Para prevenir a doença, deve-se tomar a vacina e melhorar o saneamento básico.

Hepatite B

O vírus da hepatite B (VHB) causa uma infecção hepática, é o tipo mais grave da hepatite, podendo causar cirrose e câncer hepático com risco de ser fatal. A transmissão acontece pelo contato com sangue ou outros líquidos corporais de uma pessoa infectada com o vírus. A hepatite B provoca a morte de cerca de 780 mil pessoas por ano.  A doença nem sempre apresenta sintomas e pode ser prevenida com vacina.

Hepatite C

A hepatite C (VHC) causa infecção aguda e crônica. Normalmente, a infecção aguda não tem sintomas e dificilmente provoca morte. Algumas pessoas infectadas expulsam o vírus espontaneamente em seis meses, sem necessidade de tratamento. Mas, muitas pessoas desenvolvem a infecção crônica que causa risco de cirrose hepática em longo prazo. A doença pode se tornar grave, com risco de morte. A transmissão do vírus da hepatite C acontece através do sangue. Cerca de 130 e 150 milhões de pessoas no mundo tem hepatite C. Atualmente, não há vacina contra a hepatite C.

Hepatite D

Causada pelo vírus VHD, a hepatite D precisa da presença do vírus da hepatite B (HBV) para se manifestar.  Suas formas de transmissão, prevenção e tratamento são semelhantes aos da hepatite B.

Hepatite E

O vírus da hepatite E (HEV) tem sua transmissão relacionada às condições de saneamento, pois, acontece via fecal-oral, principalmente pela água contaminada. É uma doença hepática que, geralmente desaparece em 4 a 6 semanas, mas, em outros casos, torna-se uma insuficiência hepática aguda que pode causar a morte. Os casos mais graves de hepatite E foram observados em grávidas.

Diante disso, observa-se que a prevenção das hepatites virais inclui o saneamento básico, cuidados com a higiene pessoal, o uso de preservativos, o uso de agulhas e seringas descartáveis, o não compartilhamento de instrumentos cortantes, entre outas ações.

Fonte: PAHO, Minha Vida, Fiocruz.

Fonte:

http://www.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=251%3Adia-mundial-da-hepatite-2014-pense-novamente&Itemid=73&lang=pt

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hepatite

http://www.fiocruz.br/bibmang/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=98&sid=106