Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 26 de janeiro de 2023

Benefícios da pera

É uma fruta que fornece nutrientes importantes para a saúde como vitamina A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, as peras contêm carotenoides e flavonoides, que são compostos antioxidantes que oferecem vários benefícios à saúde. Ela é pouco calórica, uma unidade média contém apenas 54 kcal.

A pera é um alimento bastante prático e nutritivo para ter sempre à mão e ser consumida entre os intervalos das refeições. Para quem tem diabetes, é preciso consumir com moderação, devido à frutose (açúcar natural). Para aqueles que precisam restringir a quantidade de potássio, é possível consumir a pera cozida, para evitar problemas.

Principais benefícios

  1. Ajuda no funcionamento do intestino

A fruta contém fibras, principalmente na casca, que dão crocância e que ajudam na formação do bolo fecal. Além disso, as fibras promovem o crescimento de bactérias benéficas, auxiliando na regularização do hábito intestinal. Por isso, o consumo regular pode aliviar a constipação.

  • Faz bem para o coração

Incluir as peras na alimentação pode ser benéfico para o coração e prevenir doenças cardíacas. Isso porque as fibras ajudam a diminuir o colesterol “ruim” do organismo, e o potássio tem efeito vasodilatador, que colabora no controle da pressão arterial. Sendo assim, incluir pera na dieta pode ser benéfico para o coração.

  • Combate inflamações

Por conter flavonoides, tais como a luteína e a zeaxantina, além das vitaminas A, C e K e ácido clorogênico, o consumo da fruta diminui as inflamações das células, além de prevenir o envelhecimento precoce. A casca da pera contém compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda a prevenir os radicais livres que causam as reações inflamatórias.

  • Aumenta a saciedade

A presença das fibras, aliada à grande quantidade de água, retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoa acaba consumindo menos alimentos. Por ser saborosa e suculenta, pode diminuir a vontade de comer doces.

  • Pode melhorar a visão

Por possuir carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina, as peras podem auxiliar na prevenção de doenças degenerativas da visão. Além disso, é uma fruta rica em vitamina A (retinol), que tem efeitos benéficos para a saúde ocular.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) / Hospital Alemão Oswaldo Cruz/ Hospital Sírio-Libanês