Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 24 de janeiro de 2022

Check-up infantil: aproveite as férias escolares para cuidar da saúde do seu filho

O período de férias escolares normalmente é um momento muito ligado às viagens, ao lazer e a passeios, principalmente para as crianças. Porém é importante que os pais aproveitem essa época para fazer o check-up dos pequenos, para que eles possam retornar para as aulas com a saúde em dia.

A não realização do check-up infantil pode trazer riscos à saúde das crianças, por dificultar o acompanhamento do crescimento adequado ou impossibilitar o diagnóstico precoce de doenças que podem ser curadas, se descobertas na fase inicial. Por isso, realizar exames de rotina com frequência na infância significa investir em uma vida saudável e na prevenção de problemas a longo prazo.

Além das consultas pediátricas, é fundamental incluir na rotina de cuidados infantis, desde o nascimento dos primeiros dentinhos, visitas anuais ao odontopediatra, para fazer revisão dentária, aplicação de flúor e iniciação da escovação correta; e, entre 5 e 7 anos, com o oftalmologista, mesmo que não haja queixas, para identificar possíveis erros de refração (hipermetropia, astigmatismo e miopia) ou outro problema visual. É importante também manter o cartão de vacinação sempre atualizado.

Exame check-up infantil: conheça quais são os recomendados

  • Crianças de 0 a 6 meses: a consulta deve ocorrer mensalmente e o exame check-up infantil deve ser realizado sob solicitação médica.
  • Crianças de 6 a 12 meses: a consulta deve ocorrer em intervalos bimestrais e o exame check-up infantil deverá ser realizado sob solicitação médica.
  • Crianças de 1 a 2 anos: a consulta deve ser trimestral e o exame check-up infantil deve ser realizado sob solicitação médica.
  • Crianças de 2 a 5 anos: a consulta deve ser semestral e o exame check-up infantil deverá ser realizado sob solicitação médica.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria