Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 31 de agosto de 2020

Conselho Curador do Unafisco Saúde se reúne para discutir medida da ANS sobre suspensão dos reajustes dos planos

banner-materia-concelho-curador-28-agosto

Em 28 de agosto, o Conselho Curador do Unafisco Saúde se reuniu para debater a respeito da medida da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sobre a suspensão do reajuste anual e por mudança de faixa etária de planos de saúde 2020. A ANS determinou que as operadoras devem suspender os reajustes dos planos durante o período de setembro a dezembro de 2020, sendo tais reajustes aplicados somente no início de 2021.

Durante o encontro, a diretora Antonieta ressaltou que desde que a medida foi instituída pela ANS, o Unafisco Saúde está em tratativas com o consultor jurídico do plano e ANS para verificar se a norma deve ou não ser acatada pela operadora, pois essa medida não irá trazer benefício algum ao plano e aos Auditores Fiscais, tendo em vista que a categoria não terá aumento no próximo ano. Tal como, trará um enorme trabalho e despesa à operadora em reprogramar todo seu sistema de cobrança durante 4 (quatro) meses e, em janeiro de 2021 fazer a reversão, incluindo a diferença não cobrada em 2020.

É importante esclarecer ainda que, a partir de janeiro 2021, as cobranças voltarão a ser feitas normalmente considerando os percentuais de reajuste anual e de mudança de faixa etária para todos os contratados que já tiverem feito aniversário. A ANS informa que a recomposição de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021, ou seja, o reajuste deste ano, não será cancelado, apenas postergado.

A maioria dos conselheiros presentes optaram pela não suspensão do reajuste pelos motivos acima expostos. A diretoria afirmou que a operadora encaminhou carta à ANS solicitando esclarecimentos e que somente após retorno da agência e parecer jurídico, que deve ser concluído na próxima semana, o plano irá decidir quais medidas serão tomadas, incluindo, provavelmente, a realização de uma Assembleia Nacional para consultar os beneficiários.