Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 18 de março de 2020

Coronavírus: como e quando usar a máscara?

materia (3)

 

O uso de máscara não está recomendado para todos. Estudos feitos indicam que não há um benefício claro do uso de máscaras cirúrgicas em pessoas saudáveis. Algumas pesquisas mostram que as pessoas podem ser infectadas tocando em uma máscara contaminada que estavam usando ou removendo-a incorretamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve usá-la quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldade de respirar. Os profissionais de saúde (incluindo familiares) que prestam atendimento a pessoas com suspeita ou confirmação de coronavírus também devem fazer o uso.

Porém, vale lembrar que apenas a utilização de uma máscara facial não garante a proteção contra infecções. O uso da máscara deve ser combinado com outras medidas de proteção pessoal, como higienizar as mãos, manter distância de pessoas com sintomas e praticar a etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos).