Últimas notícias
Publicado em: 30 de abril de 2021

DIA DO TRABALHADOR

Cerca de 45% da população mundial e cerca de 58% da população acima de 10 anos de idade fazem parte da força de trabalho. O trabalho dessa população sustenta a base econômica e material das sociedades que, por outro lado, são dependentes da sua capacidade de trabalho. Dessa forma, a saúde do trabalhador e a saúde ocupacional são requisitos cruciais para a produtividade e são de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável. 

De acordo com a OMS, os maiores desafios para a saúde do trabalhador atualmente e no futuro são os problemas de saúde ocupacional ligados com as novas tecnologias de informação e automação, novas substâncias químicas e energias físicas, riscos de saúde associados a novas biotecnologias, transferência de tecnologias perigosas, envelhecimento da população trabalhadora, problemas especiais dos grupos vulneráveis (doenças crônicas e deficientes físicos), problemas relacionados com a crescente mobilidade dos trabalhadores e ocorrência de novas doenças ocupacionais de várias origens. 

A saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são valiosos bens individuais, comunitários e dos países. A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Fonte: OPAS