Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 15 de junho de 2020

Dia Mundial do Doador de Sangue

WhatsApp-Image-2020-06-15-at-19.29.49

 

Antes mesmo da pandemia do Coronavírus ocorrer, o Brasil já sofria com a baixa adesão de doadores de sangue. Agora, o cenário é ainda mais preocupante. Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde está orientando a população a continuar com as doações de sangue mesmo diante da pandemia.

Embora seja válida a preocupação com a Covid-19, é importante ajudar também pacientes que sofrem com outras doenças nesse momento. Pessoas com anemias crônicas, que sofreram acidentes que causaram hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os hemocentros espalhados pelo país estão preparados para receber os doadores com segurança. Estão sendo disponibilizados ambientes para a lavagem das mãos, antissépticos e acolhimento que minimize a exposição ao vírus e a aglomeração de pessoas. Os cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados.

Vale ressaltar que os indivíduos que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias, antes da doação, não podem realizar qualquer tipo de doação. Além disso, se o doador esteve em contato com algum paciente que teve Covid-19 ou apresentou sintomas, não poderá fazer a doação de sangue no período de no mínimo 14 dias.

Neste momento a doação é muito importante, já que os bancos de sangue por quase todo país seguem em sua capacidade mínima. Não deixe que o Coronavírus quebre essa corrente do bem.