Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 6 de agosto de 2021

Dia Nacional da Saúde

Hoje em dia, cuidar da própria saúde é um desafio enorme para muitas pessoas diante das demandas e correria da vida diária, porém, não precisa ser assim. A transformação de hábitos negativos em comportamentos mais saudáveis pode ser o que você esteja precisando para viver com mais qualidade e bem-estar. Dar atenção à sua saúde pode ser mais fácil do que você imagina. Fazer pequenas mudanças no estilo de vida é capaz de nos levar a escolhas saudáveis que requerem pouca reflexão ou esforço. Seguem abaixo algumas sugestões:

Saúde à mesa: Para funcionar bem, nosso corpo precisa de vitaminas, aminoácidos (provenientes das proteínas), glicose (dos carboidratos), ácidos graxos (encontrados nas gorduras animais e vegetais), água e oxigênio. Aumente a oferta de antioxidantes na alimentação, ingerindo mais legumes e verduras, além de frutas e alimentos ricos em vitamina E, C e selênio, encontrados em oleaginosas e peixes, por exemplo. Já os produtos muito modificados, com sódio, conservantes e açúcar em excesso, farinhas refinadas e gordura hidrogenada, devem ser evitados ou consumidos com moderação.

Exercite-se: Parece difícil de acreditar, mas os médicos consideram o sedentarismo um fator de risco tão importante quanto o tabagismo. O corpo humano depende de atividade física para funcionar. É o exercício o responsável por otimizar os passos metabólicos que são protetores do organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos semanais de exercícios, que podem ser divididos em frações menores, diárias.

Mente sã, corpo sadio: O estresse emocional do dia a dia relacionado ao trânsito, pressão no trabalho, situações familiares e até o sono mal dormido alteram a produção de alguns hormônios como o cortisol. Quando persistentemente alto, ele traz consequências como o excesso de peso e risco aumentado para doenças degenerativas do cérebro. A meditação pode aliviar e ajudar a controlar os níveis de estresse do dia a dia.

Dormir faz bem: É no sono profundo, quando o cérebro consegue desligar do ambiente, que começam os processos de reparação e manutenção do corpo, que passa por processos biológicos de desgaste ao longo do dia. Prejuízos no sono aumentam a liberação de cortisol e os riscos de problemas de saúde. Tenha de 7 a 8 horas de sono diariamente.