Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 24 de março de 2017

Dúvidas sobre a Tuberculose

Banner-Dia-Combate-Tuberculose

 

A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata adultos. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. No país são registrados anualmente 85 mil casos novos e 6 mil mortes pela doença.

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose vale a pena tirar dúvidas sobre a doença. Confira abaixo.

 

Causa e transmissão

A causadora da tuberculose é a bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela pode ser transmitida entre pessoas por meio da tosse. A bactéria pode estar adormecida no corpo e ser ativada quando a imunidade da pessoa abaixa.

 

 Sintomas e diagnóstico

Tosse, perda de peso, febre baixa, sudorese noturna que persiste por mais de duas semanas são sintomas da tuberculose e devem ser verificados. A longo prazo a pessoa sente falta de ar que progride, ocorre também a tosse com sangue a piora do quadro pode levar à morte.

Para diagnosticar a doença o médico pode solicitar uma radiografia do tórax, a coleta do escarro e a pesquisa do bacilo.

 

Órgãos afetados

O pulmão é o órgão mais afetado, mas a tuberculose também pode causar dor e fraturas nos ossos, lesões na pele que podem virar úlceras, meningite, provocando dor de cabeça, confusão mental e coma.  O intestino também pode ser prejudicado não absorvendo os alimentos, o que causa obstrução intestinal. É possível também que os olhos sejam afetados, causando perda parcial ou total da visão. A tuberculose extrapulmonar geralmente afeta as pessoas que tem a imunidade comprometida e costuma ser associada à doença pulmonar.

 

Tratamentos disponíveis

A tuberculose tem cura sim. A doença é tratada com antibióticos específicos. São utilizadas quatro medicações por dois meses e depois duas medicações por quarto meses. Para pessoas que tem Aids, ou quando a tuberculose atinge outros órgãos o tratamento é estendido por 9 a 12 meses.

 

 Tratamento interrompido

Se o tratamento for interrompido os sintomas podem progredir e a pessoa pode voltar a transmitir a doença. Além disso, pode ocorrer a resistência aos medicamentos e então é necessário aumentar a quantidade de remédios e o tempo de tratamento.

 

 A tuberculose volta?

Se for tratada da maneira correta a pessoa fica curada. O risco de adoecer novamente é igual ao de qualquer pessoa que nunca teve a infecção.

 

 Prevenção

Em menos de duas semanas de tratamento o paciente deixa de transmitir a doença. Por isso, é importante identificar o portador da tuberculose e as pessoas próximas para realizar o tratamento e evitar o contágio.

Além disso, saneamento básico, boas condições de habitação, higiene e alimentação são boas práticas para prevenir a tuberculose. Pessoas que vivem em aglomerados, por exemplo, tem mais chance de contrair a doença.

No caso de ocorrerem sintomas respiratórios que persistam por mais de duas semanas a pessoa deve procurar o pneumologista para avaliação.

 

Fonte: Minha Vida