Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde do homem
Publicado em: 5 de agosto de 2014

Câncer próstata-prevenção

Prevenir o aparecimento de qualquer tipo de câncer é diminuir drasticamente as chances de uma pessoa desenvolver essa doença.

Normalmente a prevenção é feita através de ações que afasta a pessoa de fatores que propiciam o desarranjo celular nos estágios bem iniciais da doença, quando existem poucas células sofrendo as agressões que podem transformá-las em malignas, que recebe o nome de fatores de risco.

Além de evitar ações que são maléficas propiciando o aparecimento de câncer, é muito recomendável seguir coisas que são boas para a saúde.

E é essa a intenção desse artigo, mostrar como prevenir o câncer de próstata.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza entre a bexiga e o reto.

Ela tem participação na produção de sêmen, envolve a ureta, seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo aparelho sexual masculino tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

cancer_prost2

Como surge o câncer de próstata?

O câncer da próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células do órgão passam a se dividir e a se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. A grande maioria desses tumores cresce de forma tão lenta que não chega a dar sintomas durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Alguns, porém, podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Como prevenir o câncer de próstata?

Até agora, não são conhecidas formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer. Deste modo, é importante:

• fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física;
• ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais;
• reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal;
• manter o peso na medida certa;
• diminuir o consumo de álcool;
• não fumar.

Quem apresenta mais risco de desenvolver câncer de próstata?

Os dois únicos fatores confirmadamente associados ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história familiar. A grande maioria dos casos ocorrem em homens com mais de 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes do 60 anos. Alguns outros fatores, como a dieta, estão sendo estudados, mas ainda não há confirmação científica.

Idade

O câncer de próstata é muito incomum em homens com menos de 50 anos. Porém, após essa idade, torna-se mais comum a cada ano que se passa. Por isso é crucial fazer exames de prevenção e detecção após os 50 anos.

Os exames mais comuns para detectar o câncer de próstata são:
•    Toque retal
•    Exame de ultra-sonografia transretal
•    Exame de PSA (antígeno prostático-específico)

Dieta

De acordo com médicos e nutricionistas uma dieta pobre em gordura (principalmente trans), rica em frutas e verduras diminui o risco de câncer. Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção.
Estudos com a Vitamina E, D, Selenuim e Lycopene são os mais consistentes para prevenção do câncer. Entretanto, é bom deixar claro que ainda há controvérsias sobre a capacidade dessas substâncias em diminuir a mortalidade associada a esse tipo de câncer, e não deixam claro a quantidade ideal que será benéfica à prevenção do câncer de próstata.

Família

Mais ou menos 15% dos homens que tiveram câncer de próstata possui algum familiar de 1º grau que tem ou teve a doença, ou seja, ter um pai, irmão ou filho com esse tipo de tumor é uma indicação muito alta de que deverá ter um cuidado maior com a saúde com o passar dos anos.

Raça

De acordo com pesquisas, homens negros têm mais chances de ter câncer de próstata que homens brancos, que por sua vez têm mais chances de desenvolver o tumor que os orientais. Aparentemente essa diferença se dá pelos níveis de testosterona circulante em cada raça. De qualquer forma, é recomendável que todos tenham cuidado e façam o exame de detecção, principalmente os negros que possuem um alto nível de desenvolvimento do tumor.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são:
• presença de sangue na urina;
• necessidade frequente de urinar, principalmente à noite;
• jato urinário fraco;
• dor ou queimação ao urinar.

A presença de um ou mais destes sintomas não significa que você esteja com câncer, pois várias doenças podem ter sintomas semelhantes. Por isso, é muito importante a visita ao seu médico, para esclarecimento diagnóstico, tão logo os sintomas surjam. Esta é a melhor forma para se chegar ao diagnóstico precoce do câncer da próstata.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA