Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 29 de maio de 2020

Existe tratamento para a Dengue?

Sintomas da dengue_792x500

 

Não existe um tratamento específico para as infecções por este vírus. Na presença de qualquer sintoma, é fundamental que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima, pois o uso de alguns medicamentos pode agravar o quadro.

Comprimidos que contém ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, são muito usados para controlar dores e febre. Mas eles também são anticoagulantes. Ou seja, como o próprio termo sugere, impedem a coagulação do sangue, um processo do organismo que tampa vazamentos do líquido vermelho.

Ocorre que o vírus da dengue pode desencadear sangramentos internos, e isso em conjunto com um remédio anticoagulante, aumenta a probabilidade de hemorragias perigosas. Anti-inflamatórios não hormonais, como Diclofenaco e Ibuprofeno, por exemplo, também são contraindicados. Eles elevam o risco de sangramentos por provocarem irritação no estômago.

Por isso, ao apresentar os sintomas não se automedique. Procure um médico. Além disso, faça repouso e a ingestão de bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas.