Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da família
Publicado em: 10 de julho de 2017

Feridas na boca e infecções

banner-dicas-saude-bucal (1)

 

Existem diversos tipos diferentes de lesões que podem se desenvolver na boca ou ao redor dela. Algumas são dolorosas, algumas são desagradáveis e outras podem ser sinal de algo mais sério. Se sua ferida bucal não desaparecer dentro de 10 dias, você deve consultar um dentista. Em caso de suspeita de infecção, consulte o seu dentista o mais rápido possível para evitar complicações.

As feridas bucais podem ser incômodas, doloridas e de aparência ruim. Podem ser causadas por infecções bacterianas, virais ou fúngicas, um fio ortodôntico solto, uma prótese mal adaptada ou um bordo cortante de um dente fraturado ou restauração. Entre as feridas bucais mais comuns encontram-se as aftas e herpes.

Sinais e sintomas:

A seguir, conheça os distúrbios mais comuns:

Abscesso dentário: ocorre quando existe uma infecção bacteriana no nervo do dente. Os sintomas de abscessos dentários incluem dores de cabeça severas com dor, sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes e frios e inchaço dos gânglios linfáticos.

Herpes labial: essas feridas aparecem como aglomerados de bolhas vermelhas, crescendo fora da boca, normalmente ao redor dos lábios, mas podem se desenvolver sob o nariz ou sob o queixo. É altamente contagiosa.

Aftas: são lesões centrais brancas ou amarelas de pequeno porte com borda vermelha. Elas se desenvolvem, na boca, sobre a língua, dentro de áreas da bochecha, lábios, gengiva e garganta. Elas não são contagiosas.

Candidíase: também conhecida como “sapinho”, é uma infecção fúngica que ocorre na boca ou na garganta devido ao crescimento excessivo de fungos. Os sintomas incluem: manchas brancas dentro da boca ou na língua, dor de garganta e dificuldade para engolir.