São muitas as dúvidas quanto aos prazos para cirurgias, consultas, exames, atendimento de urgência e/ou emergência, entre outros procedimentos pelo plano de saúde.
Os prazos máximos para atendimento são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme estabelecido na Resolução Normativa nº 566/2022.
Para garantir a qualidade e eficiência do seu atendimento, é essencial que você, beneficiário, esteja ciente desses prazos, que variam entre três e 21 dias úteis.
As operadoras de planos de assistência à saúde que possuem contrato junto ao Unafisco Saúde para cessão de rede onerosa (aluguel de rede prestadora) – Amil, CNU, Gama Saúde, Mediservice, Unimed Fortaleza, Unimed Goiânia, Unimed Recife, Unimed Rio, Unimed Rio Grande do Sul – adotam os seguintes prazos em consonância ao disposto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar:
Portanto, observem durante o seu agendamento as seguintes recomendações:
a. Ao agendar um procedimento com um prestador de sua escolha, é recomendado solicitar o número da guia e/ou protocolo;
b. Em relação às cirurgias, é aconselhável confirmar com o prestador (ou secretária do médico) se a documentação entregue está completa e efetivamente registrada no portal eletrônico da operadora;
c. Após a confirmação da solicitação, você, beneficiário, pode entrar em contato com nosso serviço de Concierge através do número 0800 028 2777, contanto com a equipe do Unafisco Saúde para intermediar e monitorar sua solicitação quanto ao cumprimento dos prazos;
d. A contagem do prazo começa quando o prestador de serviço médico formaliza e insere toda a documentação pertinente ao procedimento junto à operadora por meio do portal de autorização;
e. Por fim, certifique-se de que seu procedimento está autorizado pela operadora para evitar transtornos.
Direção do Plano de Saúde