Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 4 de junho de 2020

Fumar aumenta o risco de desenvolver a forma mais grave da Covid-19

fumar aumentar risco covid_792x500

 

Segundo o Ministério da Saúde, fumar não só aumenta o risco de infecção pelo novo Coronavírus, como a probabilidade de desenvolver sintomas mais graves da doença. Por isso, todas as pessoas que fumam, mesmo aquelas que não são idosas e não possuem nenhum outro problema de saúde, podem se considerar dentro do grupo de risco. O tabaco causa diferentes tipos de inflamações e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose.

Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e um importante fator de risco para a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), acidente vascular cerebral e a hipoxemia, redução do nível de oxigênio no sangue. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Se infectado pelo Coronavírus, pode ter sua saúde ainda mais ameaçada. Outro risco associado ao tabagismo é que o hábito de fumar requer colocar as mãos frequentemente nos lábios. Caso o fumante leve as mãos não higienizadas à boca para fumar, aumentam as chances de infecção pelo vírus.

Vale ressaltar que no uso do narguilé e dos dispositivos eletrônicos também pode ocorrer a transmissão do Coronavírus.  Na utilização do narguilé, é comum o compartilhamento das piteiras, o que expõe os usuários ao risco de contaminação e transmissão de várias doenças infectocontagiosas. Isso também acontece quando um dispositivo eletrônico para fumar é utilizado por mais de uma pessoa. Por conterem tabaco, o narguilé e os dispositivos eletrônicos para fumar são prejudiciais à saúde pulmonar, e seu consumo aumenta o risco para desenvolvimento de sintomas mais graves da Covid-19.