Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde em Dia
Publicado em: 22 de abril de 2015

Hipertensão arterial

26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O Unafisco Saúde, no sentido de informar, orienta aos seus usuários a respeito dessa condição que afeta cerca de cerca de 20% da população brasileira. Esse número aumenta para 50% quando falamos apenas da população obesa.

A pressão arterial considerada normal para adultos é de 120×80 mmHg, acima de 140×90 mmHg é considerada hipertensão.

Grupos de risco

Em 90% dos casos, a hipertensão é herdada dos pais, porém, em poucos casos, também pode ser causada por outra doença como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. No entanto, existem outros fatores que podem influenciar os níveis de pressão arterial:

  • Fumo
  • Obesidade
  • Estresse
  • Consumo de sal elevado
  • Colesterol em níveis elevados
  • Sedentarismo
  • Diabetes
  • Sono inadequado
  • Idade acima de 50 anos

Idosos tem mais chance de ter hipertensão, pois, com a idade, as artérias vão perdendo a capacidade de dilatação. Cerca de 70% de pessoas com idade acima dos 50 e 60 anos tem hipertensão.

Sintomas

Quando a pressão sobe muito os sintomas se manifestam. Podem aparecer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico

O médico irá diagnosticar a hipertensão ao aferir a pressão arterial e verificar que o valor está acima do normal. Também é possível fazer um exame em que a pressão arterial é medida várias vezes durante 24 horas (Monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA)).

Tratamento

Apesar de não ter cura, é possível tratar e controlar a hipertensão. O médico pode indicar o melhor tratamento de acordo com o paciente, que pode incluir medicamentos.

No entanto é importante adotar um estilo de vida saudável, com algumas atitudes, por exemplo, adotar hábitos alimentares saudáveis como, evitar alimentos ricos em sal e gordura; pode-se utilizar outros temperos para amenizar a falta do sal.

Manter o peso adequado, não fumar, separar tempo para o lazer, moderar ou abandonar o consumo de álcool, controlar o diabetes são outras atitudes eficientes no tratamento da doença.

Complicações

Entre as complicações da hipertensão estão o AVC por infarto agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Outra complicação é a arritmia cardíaca causada pela atrofia do músculo do coração. O acúmulo de fatores de risco aumenta mais a chance de complicações.

Prevenção

Como forma de prevenir a hipertensão pode-se medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano, acompanhando seus resultados. Além disso, é importante adotar hábitos de vida mais saudáveis relacionados à alimentação, à atividade física, e procurar lidar com os problemas diários de forma mais tranquila.

É necessário salientar que o diagnóstico e tratamento da hipertensão deve ser orientado por um médico.

Uso de medicamentos sem prescrição médica pode trazer riscos à saúde.

Fonte: Minha Vida

Link: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipertensao