Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde da mulher
Publicado em: 13 de setembro de 2014

HPV e o Câncer do Colo do Útero

HPV

HPV é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres. Com mais de 80 tipos, eles causam desde verrugas comuns no corpo até lesões na região genital que, se não forem tratadas, transformam-se em câncer do colo do útero.

Uma das características desse vírus é se instalar no corpo e só se manifestar em algumas situações, como gravidez ou estresse.

Geralmente, não é essa infecção que resulta em câncer, mas comprovadamente 99% das mulheres que têm câncer uterino foram infectadas pelo HPV. Em estágios iniciais, as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em 90% dos casos.

Portanto, as melhores armas contra o HPV são a prevenção e rápido diagnóstico.

Prevenção:

1. Ter higiene;
2. Ter parceiro fixo ou em número reduzido;
3. Usar preservativos;
4. Fazer regularmente todos os exames de prevenção;
5. Vacinação.

Quem e quando fazer o exame preventivo
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.

Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.

Se o exame acusou:
• Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, é necessário fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se já houver um resultado negativo no ano anterior, o exame preventivo deverá ser feito daqui a 3 anos;
• Alteração (NIC I): repetir o exame daqui a 6 meses;
• outras alterações (NIC II e NIC III): o médico deverá decidir a melhor conduta. Será necessário fazer novos exames, como a colposcopia;
• infecção pelo HPV: o exame deverá ser repetido daqui a 6 meses;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Repetir o exame logo que for possível.

Independente desses resultados é possível que a mulher possa ter alguma outra infecção que será tratada, devendo seguir o tratamento corretamente. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde

Papanicolau – É o exame mais comum. Não detecta o vírus, mas as alterações que ele pode causar. O exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou) consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice).
Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical.
Mulheres grávidas também podem realizar o exame. Neste caso, são coletadas amostras do fundo-de-saco vaginal posterior e da ectocérvice, mas não da endocérvice, para não estimular contrações uterinas.
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Colposcopia – Permite a identificação das lesões.

Biópsia – Exame de um pedaço do tecido, retirado para análise.

Captura Híbrida – É o exame mais moderno, capaz de dizer com certeza se a infecção existe ou não, que deve ser feito por todas as mulheres com mais de 25 anos que sejam sexualmente ativas ou tenham tido relação sexual no passado.

Sintomas
Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor.

Tratamento
O tratamento adequado para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico.

Vacinação
A vacina criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pacientes que venham a desenvolver câncer de colo de útero.

A vacina quadrivalente previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.

O Unafisco Saúde promove o abono da vacina quadrivalente para imunização de mulheres com idade de 09 a 26 anos por meio de livre escolha-reembolso. Os critérios autorização que o plano segue são os mesmos especificados em bula da vacina Registrada na ANVISA. Informações sobre a cobertura poderão ser obtidas por meio do setor de Relacionamento.

•    Telefone (61) 2103-5204
•    e-mail: relacionamento1@unafiscosaude.org.br