Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 1 de abril de 2020

Isolamento X Distanciamento Social: entenda a diferença

site (1)

 

Isolamento X Distanciamento social: entenda a diferença

Nas últimas semanas, com a pandemia do novo Coronavírus, a população vem se adaptando à diversas situações. Recebemos a todo o tempo, uma enxurrada de informações, novas determinações e mudanças na rotina.
Decretos determinam a suspensão das atividades em instituições de ensino, bares, restaurantes, academias, shopping centers, entre outros. Com isso, a população também fica em alerta para a necessidade de reclusão. Mas, você sabe qual a diferença entre o isolamento e o distanciamento social?

Isolamento é um termo utilizado para se referir a uma situação em que uma pessoa está comprovadamente doente e, portanto, deve ser isolada do convívio com outras pessoas para se evitar a propagação da doença e o aumento do número de casos. A pessoa pode permanecer em isolamento domiciliar ou hospitalar, dependendo da gravidade da doença e do estado da saúde do indivíduo.

Já o distanciamento social, por sua vez, inclui uma série de medidas que, como o nome sugere, evitam que pessoas tenham contato umas com as outras e, desse modo, transmitam doenças. Para garantir um distanciamento social, podem ser adotadas medidas como a suspensão da realização de atividades que não são consideradas essenciais, fechamento das escolas, com antecipação de férias ou adoção de atividades à distância, por exemplo, e fechamento do comércio. Nessas situações, é importante que a pessoa evite sair de sua casa, e evite aglomerações. O home office deve ser adotado nos casos em que esse tipo de forma de trabalho é permitido.

O distanciamento social é uma medida importante para garantir a saúde de uma população diante da ocorrência de uma pandemia, como a que estamos vivendo agora com o Coronavírus. Esse distanciamento ajuda a reduzir o número de casos da doença e evitar também um colapso do sistema de saúde. Essa medida está sendo adotada, por exemplo, em vários países do mundo durante a pandemia da COVID-19. Apesar de ser uma medida dura, ela é fundamental para frear o avanço da doença em vários países.