Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 13 de julho de 2023

Julho Amarelo marca mês da conscientização das hepatites virais

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B eC. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil e mais comum na África e na Ásia. 

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Mas como nem sempre apresentam sintomas, muitas pessoas não sabem que têm a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, causando fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão. 

O impacto dessas infecções acarreta cerca de 1,4 milhões de mortes por ano, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao do HIV e da tuberculose.

Em uma doença silenciosa, a prevenção é a sua melhor aliada. Não deixe de fazer o teste. 

Fonte: Ministério da Saúde