Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 17 de março de 2022

Março Roxo: mês de conscientização sobre a epilepsia

A campanha Março Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre a epilepsia e combater o preconceito que as vítimas da síndrome sofrem. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo. A OMS também estima que, se houver diagnóstico e tratamento corretos, 70% das pessoas podem ficar livres das crises.

A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que são recorrentes e geram as crises epilépticas. Para considerar que uma pessoa tem epilepsia, ela deverá ter repetição de suas crises epilépticas.

A epilepsia não tem cura, mas a maior parte das epilepsias vai ficar totalmente controlada com medicação, assim como a maioria das doenças crônicas, tais como colesterol alto, diabetes, hipertensão. Você não cura essas doenças, mas consegue controlá-las e ter uma vida normal. Há tratamentos eficazes, que permitem que a pessoa enferma siga vida normal, na grande maioria dos casos.

A dieta cetogênica é uma opção de tratamento para pacientes com epilepsia que não têm suas crises controladas com medicações. Sua adoção pode resultar na redução do número de crises e melhora do neurodesenvolvimento. É uma dieta rica em gordura, pobre em carboidrato e com quantidade controlada de proteínas.

Com essa dieta ocorre uma mudança no “combustível” utilizado pelo cérebro como fonte de energia – em vez da glicose, ele passa a utilizar gordura. Essa mudança está associada à produção de corpos cetônicos, que reduzem a excitabilidade neuronal, resultando em melhor controle das crises. Esse protocolo deve ser conduzido por neurologista e nutricionista com formação e experiência em dieta cetogênica.

Fonte: Agência Brasil/Organização Mundial da Saúde (OMS)