Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde em Dia
Publicado em: 25 de junho de 2015

Meditação preserva cérebro durante envelhecimento

Meditação é uma maneira fácil e não medicamentosa de proteger do cérebro, pois preserva os neurônios, o que pode reduzir o risco de doenças.

A expectativa de vida da população vem crescendo, assim como a preocupação com os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro. O órgão começa a declinar a partir dos 20 anos, e segue perdendo volume e peso durante a vida, o que causa perda de algumas habilidades funcionais.

Com o avanço da idade aumentam as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas. Porém, existem formas de preservar o cérebro para uma vida produtiva e saudável, entre elas estão: cuidar da alimentação, praticar de atividades físicas e participar de atividades que mantém o cérebro ativo, como pintura, jogos, dança e passeios.

Outra atividade que tem demonstrado ser eficiente no cuidado com o cérebro é a meditação. Pesquisadores do Centro de Mapeamento do Cérebro da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) e da Universidade Nacional da Austrália constataram que pessoas que praticam meditação há muitos anos sofrem menos danos no cérebro relacionados ao envelhecimento.

A meditação retarda a redução cognitiva que acontece com a idade e é eficaz na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson. A meditação também proporciona bem-estar físico e emocional reduzindo os sintomas da ansiedade e da depressão. Além disso, é uma maneira simples e não medicamentosa de preservar os neurônios, diminuindo os riscos de doenças.

Fonte: Control Qualiy, Planeta Sustentável, Terra

http://www.controlqualityassessoria.com/2015/03/meditacao-preserva-cerebro-durante.html#.VYltavlVhBf

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/meditacao-pode-proteger-o-cerebro-dos-sinais-do-envelhecimento-aponta-estudo-841801.shtml

http://doutissima.com.br/2015/04/08/ciencia-identifica-que-cerebro-humano-tem-envelhecimento-mais-lento-14696364/