Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 3 de março de 2020

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe por causa do coronavírus

banner-site-gripe-2

 

Devido a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. O início da campanha está previsto para começar no dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe devem ser primeiro imunizadas, gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulneráveis à doença.

Casos de Coronavírus no Brasil

O Brasil já conta com um caso confirmado da doença e, até esta quinta-feira (27), monitora outros 132 casos suspeitos de coronavírus. Os dados demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram ao Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Campanha de Vacinação contra a gripe Unafisco Saúde

Com o intuito de contribuir e garantir a imunização de seus beneficiários, o Unafisco Saúde também tinha o objetivo de antecipar a campanha de Vacinação contra gripe 2020, prevista para o mês de abril, porém não foi possível.

Com a antecipação da campanha do Ministério da Saúde, os laboratórios fabricantes priorizam a venda das vacinas para o Governo Federal, por este motivo nossa rede credenciada de prestadores não está encontrando no mercado vacinas para compra. Ressaltamos que o Unafisco Saúde está monitorando diariamente a disponibilidade das vacinas junto aos prestadores credenciados para que a campanha seja lançada.