Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 10 de junho de 2021

O que acontece com o corpo ao parar de fumar

Não é novidade para ninguém que o cigarro só traz malefícios para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, ele contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina, responsável pela dependência; e mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Essas mortes são decorrentes de muitas doenças associadas ao tabagismo, tais como diversos tipos de câncer, tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, osteoporose, catarata, entre outras.

Diante de tudo isso, é até redundante dizer que parar de fumar é uma mudança de hábito essencial para quem deseja ter mais qualidade de vida. Se você já tomou essa decisão, o primeiro passo é mudar seu estilo de vida. O aspecto psicológico é muito importante em todo o processo de abandono do mau hábito. Para começar, conheça alguns métodos muito utilizados.

Marcar a data para parar de fumar é fundamental, escolha uma data que tenha um significado importante para você. Muitos usuários optam por parar de fumar pouco a pouco. A parada gradual ocorre através da redução da quantidade diária de cigarros. É recomendável o acompanhamento de uma equipe especializada para o sucesso total. Já a parada repentina é o método mais recorrente entre os fumantes que desejam parar de fumar. A parada abrupta é a parada total do uso do fumo. Para essa alternativa, é preciso que não se tenha nenhum cigarro guardado.

Uma alimentação balanceada e o mais natural possível, aliada a repouso em tempo adequado e atividades físicas regulares e diárias, são grandes aliados para abandonar o vício. Mas nem sempre isso é simples. Em muitos casos, é necessário utilizar medicação.

Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma mudança de hábito que exige muito trabalho e grande superação, mas os resultados compensam. Dê adeus ao cigarro e boas-vindas a uma vida mais saudável.