Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 10 de maio de 2023

Os benefícios do ovo para a saúde

O ovo é um dos alimentos mais versáteis da culinária, não só do Brasil, mas do mundo. Basta imaginar a infinidade de formas e preparos para o consumo. Ele vai do prato principal à sobremesa, agregando sabor e nutrição. Isso porque o ovo faz parte da lista de alimentos in natura que devem ser a base da alimentação, o que o torna uma opção adequada e saudável. 

A clara do ovo é rica em proteínas, e a gema, em lipídeos, vitaminas, minerais e compostos bioativos capazes de melhorar os níveis de marcadores inflamatórios, que são substâncias relacionadas às alterações metabólicas e ao desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. Devido ao teor proteico, o ovo é um grande aliado das pessoas que buscam aumento da massa muscular e também ajuda a promover saciedade.

Há alguns anos, havia dúvida sobre a relação entre o consumo do ovo e o aumento de colesterol no sangue, que é prejudicial à saúde. Porém, pesquisas recentes indicam que essa relação não procede. A ingestão de um ovo ao dia para a população em geral, inclusive pessoas dislipidêmicas, não aumenta os níveis séricos de colesterol e o risco cardiovascular, desde que seja consumida a forma cozida, sejam limitados outros alimentos ricos em colesterol na dieta, como carne vermelha, leite integral, embutidos e outros alimentos de origem animal, e que se mantenham hábitos de vida saudáveis. 

Fritar o ovo com óleo ou manteiga aumenta consideravelmente os níveis calóricos e de gorduras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta para os cuidados no consumo de ovos crus ou malcozidos, devido ao risco de contaminação por salmonella.

Fontes: Cartilha Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição (Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais) / Anvisa