Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Saúde em Dia
Publicado em: 30 de setembro de 2015

Papanicolau – Mês da saúde da Mulher

Banner interno-papanicolau

PROCEDIMENTO DIAGNÓSTICO EM CITOPATOLOGIA CÉRVICO-VAGINAL ONCÓTICA (PREVENTIVO OU PAPANICOLAU):

É o exame ginecológico preventivo, em que o médico ginecologista colhe amostra para análise a cada seis meses (ou a cada ano, dependendo do paciente ou do médico). Esta análise é muito importante, porque permite investigar e prevenir a existência de tumores ou diversas outras doenças da mulher.

POR QUÊ A MULHER DEVE REALIZAR O EXAME PAPANICOLAU?

Para verificar as células do colo uterino, onde poderá ser detectado:

  • Cervicites (inflamação do colo do útero)
  • Displasia cervical (são alterações ou anormalidades que podem desenvolver um câncer)

 

O câncer cervical (colo do útero) desenvolve-se em aproximadamente 10 anos após o contato com o vírus HPV (papiloma vírus humano). Por ter caráter de crescimento lento, as pacientes que realizam o exame preventivo (Papanicolau) periodicamente provavelmente não desenvolverão o câncer de colo uterino, pois as anormalidades detectadas precocemente podem ser tratadas antes que o câncer apareça.

PARA REALIZAR O EXAME:

  • Não marcar o exame de Papanicolau durante o período menstrual, porque isso altera o resultado do exame. A consulta pode ser remarcada.
  • Não ter relação sexual nas 24 horas antes do exame, não usar cremes vaginais e duchas de higienização íntima nos 03 dias que precedem o exame, pois qualquer coisa que mude a microbiota (os microorganismos naturais) vaginal e/ou o pH vaginal, como os espermatozóides, podem alterar o resultado de seu exame.
  • Não ter relação sexual nas 24 horas antes do exame, não usar cremes vaginais e duchas de higienização íntima nos 03 dias que precedem o exame, pois isso altera a microbiota (os microorganismos naturais) vaginal e/ou o pH vaginal, e pode alterar o resultado do exame.