Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 11 de maio de 2023

Por que é necessário se vacinar contra a gripe todos os anos?

Isso acontece porque a composição do imunizante precisa ser atualizada, já que o vírus que gera a doença em uma temporada de frio não é exatamente o mesmo do inverno seguinte. A gripe é uma das doenças infecciosas mais comuns da humanidade, com milhões de casos reportados anualmente no Brasil.

A gripe é causada pelo vírus influenza, que se divide em três tipos: A, B e C, sendo que os tipos A e B são os de maior importância clínica, uma vez que sofrem mutações frequentes e são responsáveis pelas epidemias sazonais da doença – a exemplo da H3N2, uma nova variante do vírus influenza A, que se alastrou no país entre o fim de 2021 e o início de 2022.

O vírus influenza sofre muitas mutações e, frequentemente, elas acontecem exatamente nessas regiões moleculares responsáveis pela resposta capaz de neutralizá-lo. Isso significa que, se um paciente entrou em contato com uma variante com certa região molecular que levava ao desencadeamento de tal resposta, no ano seguinte, se houver mutação nessa mesma região molecular, a reação do organismo contra o vírus não acontecerá como no ano anterior.

As vacinas da gripe (influenza) em uso no Brasil são todas inativadas (de vírus mortos), portanto sem capacidade de causar doença. Até 2014, estava disponível no país apenas a vacina trivalente, com uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B (linhagem Yamagata ou Victoria). As vacinas quadrivalentes, licenciadas desde 2015, incluem uma segunda cepa B, contendo as duas linhagens: Victoria e Yamagata. Da mesma forma que a trivalente, são inativadas e não possuem adjuvantes.  

Em resumo, se as regiões moleculares do vírus da gripe mudarem de um ano para o outro, como a resposta imune não acontece contra o vírus na totalidade, mas contra partes dele, a resposta do ano passado já não funciona mais. Por esse motivo, é preciso atualizar a vacinação anualmente. 

Aproveite a campanha de vacinação do Unafisco Saúde, que se estenderá até o dia 31 de agosto de 2023, e não deixe de se proteger. Cuide da sua saúde! 

Para mais informações técnicas sobre as vacinas influenza em uso no Brasil, acesse a Nota Técnica SBIm, de 13/03/2023, por meio do link https://sbim.org.br/noticias/1776-sbim-publica-nota-tecnica-sobre-vacinas-influenza-em-uso-no-brasil-em-2023.