Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 22 de agosto de 2022

Quais são os alimentos que fazem bem para o coração?

Consumir alimentos que fazem bem ao coração ajuda o órgão a desempenhar suas funções e beneficia o resto do organismo. Os alimentos fornecem ao corpo a energia que precisamos para realizar as atividades do dia a dia, por isso é tão importante observar o que colocamos no prato a cada refeição.

Às vezes, sem perceber, ingerimos mais açúcares, gorduras e alimentos embutidos e industrializados do que deveríamos, acreditando que tudo esteja sob controle em nossa dieta alimentar. Essa alimentação com exageros não é nada adequada para o corpo e, a longo prazo, pode causar hipertensão, dislipidemia, obesidade e outros problemas cardíacos.

Para ajudar você a ter mais saúde, selecionamos alguns alimentos que fazem bem ao coração e devem ser inseridos no seu cardápio. Vale ressaltar que essas dicas são importantes tanto para quem deseja prevenir doenças quanto para quem já sofre com problemas cardíacos.

  • Aveia

Em flocos, farelo ou farinha, ela é uma importante aliada do coração. Rico em betaglucana, esse alimento diminui os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduz o risco de doenças coronárias.

  • Azeite de oliva

Outro alimento que é amigo da saúde do coração é o azeite de oliva. Ele contém grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas (ômega 9), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de triglicerídeos. O mais indicado é consumir a versão extravirgem (com acidez até 0,05%) e crua (sem cozimento), pois possui mais antioxidantes e evita a formação de radicais livres.

  • Peixes

Alguns peixes são grandes amigos do coração, como é o caso de salmão, sardinha e atum. Isso porque eles têm alto teor de ômega 3, gordura poli-insaturada que colabora para o controle da pressão arterial, do colesterol, dos triglicerídeos, da glicose e do peso. Estudos sugerem que comer esses peixes 3 vezes por semana diminui o risco de infarto em 44%. Além desses, arenque, bacalhau, linguado e outros peixes de água fria também são indicados.

  • Uva e suco de uva integral

Incluir as uvas mais escuras ou seu suco integral na dieta é outra excelente maneira de proteger o coração. Elas possuem resveratrol, flavonoides e ácidos fenólicos, elementos com ação antioxidante que ajudam a elevar as taxas do bom colesterol (HDL). As uvas roxas também são matéria-prima do vinho tinto, que, se ingerido de forma moderada, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

  • Frutas vermelhas

Morango, framboesa, amora e mirtilo são ricos em água e sais minerais, atuando como vasodilatadores para diminuir a pressão arterial. Além disso, os alimentos de cor vermelha e roxa ajudam a controlar o colesterol e prevenir a aterosclerose. Todos eles são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam doenças inflamatórias que prejudicam o coração.

  • Soja

A soja pode ser preparada de diversas formas e é outra aliada da saúde cardíaca. Ela atua na redução do colesterol total e do LDL e também está relacionada ao controle do peso, da glicose e da pressão arterial.

  • Chocolate amargo

Estudos apontam que o chocolate amargo, a partir de 70% de cacau, faz bem ao coração, SIM! Essa delícia ajuda a normalizar a pressão sanguínea e impede processos inflamatórios e formação de coágulos. Além disso, é um poderoso antioxidante, pode diminuir o colesterol ruim e o risco de câncer. Só não pode exagerar! O consumo diário indicado é de 30 gramas.

  • Oleaginosas

Alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, as castanhas contribuem para o bom funcionamento cardiovascular. Elas auxiliam no controle do colesterol e são fontes de vitamina E, que tem ação antioxidante. Você pode inseri-las nos lanches, picadas no iogurte ou na salada. Porém é necessário moderação, por causa da quantidade de calorias, e deve-se evitar as que contêm sal, para não alterar a pressão arterial.

Fonte: Revista Exame