Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 29 de setembro de 2021

Saiba a diferença entre procedimentos que precisam de autorização prévia x elegibilidade

Autorização prévia

A autorização prévia é o processo de liberação de determinados procedimentos médicos por parte da operadora de saúde, antes de serem realizados. Para isso, o prestador (hospital, clínica ou laboratório) deve inserir o pedido de autorização no sistema da operadora e aguardar a liberação, que respeita os prazos máximos estabelecidos pela ANS. No entanto, ressaltamos que o Unafisco Saúde tem uma equipe direcionada exclusivamente para intermediar os processos com o objetivo de reduzir esses prazos.

Nas autorizações prévias, os auditores do plano trabalham para preservar a integridade e a saúde do beneficiário, evitando que sejam utilizados materiais ou medicamentos inadequados ou sem registro em órgãos competentes, que sejam realizados procedimentos irregulares, contraindicados, ou que não sejam realmente necessários a cada caso, pautados nos relatórios e laudos médicos prescritos para cada caso.

Elegibilidade

Trata-se de uma ação em que o administrativo (recepcionista, secretária, atendente e etc) do local de atendimento (clínica, hospital, laboratório) insere os códigos de procedimentos ou exames requisitados pelo médico assistente, no sistema operacional da operadora. Neste momento, há uma busca e avaliação do status do beneficiário no plano contratado na operadora, realizadas de forma eletrônica identificando cobertura contratual, idade, sexo, etc

Esclarecimentos adicionais:

  1. Os beneficiários dos produtos Premium e Premium II contam com uma lista reduzida de procedimentos que precisam de autorização prévia.
  2. Procedimentos a serem realizados em caráter eletivo, por exemplo ressonância magnética, tomografia, quimioterapia, PET-CT e exames de genética médica, estão sujeitos a regulação e análise técnica de forma prévia, por isso é importante que o prestador solicite a análise antes do dia do efetivo agendamento.
  3. Necessitando ou não de autorização prévia, todos os procedimentos precisam ser cadastrados no autorizador (sistema).
  4. Importante: Os procedimentos em regime de urgência e emergência, caracterizados pelo médico assistente, dispensam a necessidade de autorização prévia, cabendo ao prestador regularizar a senha imediatamente após o devido atendimento.