Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 1 de setembro de 2020

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao suicídio

01-792x500_BannerMateria

 

Neste ano, em meio à pandemia da Covid-19, o Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população. As características da pandemia, como o isolamento social, o excesso de notícias sobre a doença, a alta taxa de mortalidade do vírus e a facilidade de contágio, reúnem elementos suficientes para provocar nas pessoas as três principais causas do suicídio: desespero, desamparo e desesperança.

Conforme dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias tóxicas, números que colocam o suicídio entre as três principais causas de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo.

Durante o mês de setembro, por todo o mundo pequenos gestos de ajuda se espalham para dar visibilidade à causa e alertar sobre a importância da prevenção. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas. A organização é uma das mais antigas do país, atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188.