Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 12 de novembro de 2020

Teste do pezinho: por que ele é tão importante?

O teste do pezinho é um exame realizado entre o segundo e o quinto dia do nascimento do bebê, que consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.

O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido (ex.: fenilcetonúria), mas que não apresentam sintomas detectáveis. Com o teste do pezinho, é possível promover o tratamento específico, que permite diminuir ou eliminar lesões irreversíveis (tais como deficiências mentais e físicas) e até mesmo evitar a morte.

Por isso, realizar o teste é necessário, ainda que não haja histórico familiar dessas doenças. Mesmo em uma criança saudável no nascimento, os primeiros sintomas podem demorar meses ou anos para se manifestarem. O teste do pezinho é preliminar e, ao aparecer suspeita de alguma doença, pode haver necessidade de investigações mais aprofundadas. Converse sempre com o seu médico sobre os testes e os possíveis tratamentos para o seu bebê.