Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 6 de dezembro de 2016

Unafisco Saúde participa do Seminário de Regulação da Estrutura dos Produtos, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Os desafios na organização dos serviços da rede assistencial, o envelhecimento da população e a necessidade do aprimoramento dos mecanismos de portabilidade de carências formaram a base das discussões durante o Seminário de Regulação da Estrutura dos Produtos, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na quinta-feira (01/12), no Rio de Janeiro.

O evento teve como pontos principais de debate a importância da articulação entre unidades de atendimento e a organização da linha de cuidado aos beneficiários de forma integral, garantindo o acesso adequado aos serviços contratados.

“É necessário haver conexão nas redes de serviços para que o atendimento às pessoas seja articulado, com qualidade e com resultados efetivos em saúde”, afirmou a diretora de Normas de Habilitação dos Produtos (Dipro), Karla Santa Cruz Coelho. “Os temas discutidos no seminário formam a base da agenda regulatória da Dipro para 2017, com vistas a melhorar a qualidade do setor como um todo”, completou a diretora, que abriu o seminário.

O evento contou com ampla participação do setor, totalizando 170 participantes de operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços e universidades, entre outras entidades envolvidas no debate sobre melhorias para o setor.

Entre os importantes pontos abordados no seminário, destacamos a questão da “PORTABILIDADE”. Foi realizada uma mesa-redonda sobre “Portabilidade como mecanismo de concorrência do setor”, mediada pelo Gerente Geral Regulatório da Estrutura dos Produtos, Rafael Vinhas. O especialista em regulação João Matos explicou a criação e evolução da portabilidade na saúde suplementar e a necessidade de se estudar a ampliação desse mecanismo que permite ao consumidor trocar de plano de saúde, preservando as carências já cumpridas no plano de origem.

Na sequência, o diretor-adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras, César Serra, comentou alguns aspectos da portabilidade que podem ser aprimorados, como a flexibilização da limitação da faixa de preços entre os produtos e o tempo dado para que o consumidor avalie a troca de plano de saúde, entre outros aspectos. Já o diretor-adjunto da diretoria de Fiscalização, Rodrigo Aguiar, disse que qualquer revisão relativa à portabilidade, como a simplificação desse mecanismo, deve ser feita sob a ótica do consumidor.

No debate, Rafael Vinhas comentou a importância da transparência e acesso à informação para o consumidor e afirmou que a garantia do exercício da portabilidade é uma das medidas essenciais para a sustentabilidade do setor, pois permite que o beneficiário migre de um plano para o outro se não estiver satisfeito com a empresa que o atende, sem nenhum prejuízo referente às carências já cumpridas.

A gerente de Manutenção e Operação dos Produtos, Fabrícia Goltara, afirmou que há necessidade de rever o modelo atual de portabilidade e que o seminário trouxe contribuições para o debate sobre o tema.

O Unafisco Saúde está acompanhando o andamento das discussões sobre o tema e está atento às mudanças que possam ocorrer, mantendo-se atualizado para prestar serviços cada vez mais adequados à realidade do mercado e dos beneficiários, com a qualidade de sempre.

Estiveram presentes no evento Roberto Machado Bueno – Diretor do Unafisco Saúde, Maria Simone Santos Araújo – Gerente do Plano e o Dr. José Luiz Toro.

 

IMG-20161201-WA0001

 

Da esquerda para a direita: Dr. José Luiz Toro, Fabrícia Goltara  – Gerente de Manutenção e Operação dos Produtos da ANS e Roberto Bueno – Diretor do Unafisco Saúde