Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Notícias em Destaque
Publicado em: 18 de março de 2024

Vacinação contra a dengue

Prezados (as) Beneficiários (as),
Conforme divulgado nos principais veículos de comunicação, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue no PNI – Programa Nacional de Imunização.

O Unafisco Saúde desde a primeira quinzena de janeiro, envida esforços para disponibilizar vacinas aos seus beneficiários, contudo devido ao PNI – Programa Nacional de Imunização, o laboratório japonês Takeda, fabricante da vacina Qdenga, priorizou o fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essa priorização é destinada à faixa etária entre 10 e 14 anos, que apresenta o maior índice de hospitalizações pela doença ao público-alvo dos 521 municípios com as maiores incidências de dengue. A multinacional Takeda informou que não estabelecerá novos contratos no mercado privado brasileiro, ocasionando ausência do imunizante no mercado e inviabilizando as tratativas negociais do Unafisco Saúde junto aos principais laboratórios da rede prestadora.

Outras vacinas
A vacina Dengvaxia, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi-Pasteur também está disponível no Brasil, contudo, essa vacina é destinada apenas para pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue. A Dengvaxia não foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) e é desaconselhada para aqueles que nunca foram expostos ao vírus, devido ao potencial aumento do risco de desenvolver formas graves da doença.

Desde 2009, cientistas do Instituto Butantan têm se dedicado à pesquisa e desenvolvimento de uma nova vacina contra a dengue. Atualmente, esse imunizante encontra-se em estágio avançado de testes clínicos. A expectativa é a de que, a partir de julho deste ano, o Instituto submeta o pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para análise.
O aumento significativo de casos da doença em algumas regiões do país demanda medidas preventivas e prioritárias para proteger nossos beneficiários. Ressaltamos nosso compromisso em disponibilizar a vacina para todos os nossos beneficiários o mais rapidamente possível. Assim que confirmarmos a disponibilidade e a logística de vacinação, informaremos imediatamente.
Tão logo haja disponibilidade de vacinas para rede privada, o Unafisco Saúde lançará campanha própria de vacinação.

Medidas profiláticas e orientativas adicionais
Além da vacinação, é crucial adotar medidas de caráter profilático para combater focos do mosquito transmissor da dengue. Recomendamos eliminar recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas e recipientes plásticos.
Manter caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água devidamente tampados também é fundamental para impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além disso, orientamos a utilização regular de repelentes, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito, ao amanhecer e ao entardecer. Certifique-se de escolher repelentes aprovados pela Anvisa e aplicá-los conforme as instruções do fabricante.

Premium II
De acordo com as disposições do Regulamento do Plano Premium II, em circunstâncias excepcionais e emergenciais, estamos autorizando o reembolso da vacina aos beneficiários com idades entre 4 e 60 anos que receberam a vacina a partir de 15/01/2024.
O reembolso será no valor de referência de R$ 329,00 por dose.

Para obter mais esclarecimentos, entre em contato com a Central de Relacionamento do Unafisco Saúde pelo telefone 0800 028 2777.

Agradecemos a compreensão e colaboração.