Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Últimas notícias
Publicado em: 22 de maio de 2020

Você sabe como a Dengue é transmitida?

transmição dengue_792x500

 

Para que a dengue ocorra, são necessários três componentes: o vírus que causa a doença (são quatro sorotipos), o mosquito, que transmite o vírus (chamado vetor da doença) e uma pessoa suscetível (que nunca teve contato com o sorotipo de vírus que está sendo transmitido pelo vetor). A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmiti-lo para outras pessoas. Há registros também de transmissão por transfusão sanguínea.

A mulher grávida não transmite a doença para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais propensa a desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte.

Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo uma limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam servir de focos para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Em pessoas vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.