Fale Conosco/Ouvidoria
Faça sua adesão
Unafisco Saúde Concierge
Coronavírus
Publicado em: 7 de maio de 2020

Você sabe quanto tempo o Coronavírus sobrevive em cada superfície?

Tempo de vida_Covid_792x500

 

Ainda não é possível afirmar quanto tempo o novo Coronavírus sobrevive na superfície ou no ar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas pesquisadores afirmam que ele parece se comportar igual aos outros tipos de Coronavírus.

Estudos avaliados pela OMS apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente. O vírus pousa em objetos e superfícies, através de pequenas gotículas que se espalham quando uma pessoa que tem o vírus tosse ou espirra.

A recomendação da OMS é de que, caso você desconfie que uma superfície esteja contaminada, limpe-a com um desinfetante e evite tocar nos olhos, na boca ou no nariz. Após isso, higienize as mãos com álcool gel 70% ou, preferencialmente lave-as bem com água e sabão.

As pessoas também podem pegar o novo Coronavírus pelo ar, quando respiram gotículas de uma pessoa com Covid-19. Por isso que é muito importante ficar a mais de 1 metro de distância de pessoas que possam estar contaminadas e ao sair de casa sempre usar a máscara.