Espaço da Saúde
Publicado em: 11 de janeiro de 2022

Infecção urinária: como prevenir?

Infecção urinária é a presença anormal de patogênicos (que causam a doença) em alguma região do trato urinário. As principais causas são a relação sexual e as bactérias do trato gastrointestinal, que migram por via ascendente da região perineal até a bexiga.

Os sintomas incluem necessidade de urinar frequentemente (em quantidades pequenas), dor durante a micção e ardor após urinar. Em alguns casos, é possível notar pequenas quantidades de sangue na urina, que ocorrem devido à ação inflamatória desencadeada pela passagem das bactérias ao longo do sistema urinário. Separamos abaixo algumas dicas importantes que ajudam a prevenir o problema.

  • Beba muita água

Além de ser benéfica para o organismo como um todo, a água ajuda a expelir bactérias presentes na uretra e na bexiga.

  • Cuidado com a higiene pessoal

É importante manter a região da vulva e do ânus sempre limpa, lavando com água e sabão (mas sem exagerar, pois lavar demais a região íntima pode prejudicar a flora genital. Ao usar o banheiro, passe o papel higiênico da frente para trás, para não carregar bactérias do ânus para a vagina.

  • Não segure a urina

Vá ao banheiro sempre que sentir vontade, pois a retenção aumenta o risco de infecção urinária. Também é indicado urinar após as relações sexuais, pois isso ajuda a eliminar as bactérias presentes no trato urinário.

  • Atenção às roupas íntimas

Roupas íntimas muito apertadas facilitam a proliferação de bactérias, pois retêm calor e umidade. Busque usar peças mais soltas e confortáveis, tais como saias e vestidos, principalmente em dias quentes.